quinta-feira, 30 de outubro de 2014

NAVEGAR COM TODOS OS VENTOS





Frase perigosa do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, citado neste poema:


A Minha Felicidade

Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, em "A Gaia Ciência"


Esse negócio de navegar com todos os ventos, não é pra mim.
Eu particularmente gosto mais da segurança. 

Gosto da direção do vento onde é fundamental para navegar.

Gosto de saber onde estou indo, que terreno estou pisando, mesmo que seja metaforicamente.


Prefiro ir com o vento, na sua direção.


Pois a sua direção ninguém pode mudar.


É questão de aceitar ou lutar contra ele.


Prefira usá-lo a seu favor, senão se cansará e não chegará a lugar nenhum.


Eu penso assim.

E vocês?
O que acham? Digam-me.

Bjos



6 comentários:

  1. Ei Bella,

    A bíblia diz:"4 Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
    5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
    6 Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas. Então não é para ficarmos deixando que os ventos nos direcionem ou nos levem... Eu pensava que Deus faria tudo por mim, que eu não precisaria fazer nada. Mas Deus tem para nós sementes, os frutos são conquistados, vem através da nossa semeadura. A partir do dia que resolvi fazer também, renunciar e sacrificar, comecei a crescer, a aprender e colher os frutos.
    Deus te abençoe,

    Fa💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fá.

      Mas ir com o vento, não quer dizer que não devamos plantar as sementes. É somente usá-lo a seu favor.

      Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde ir.

      Não é o vento que nos direciona, mas nós que ajustamos as velas do barco para chegar onde queremos.

      E chegar onde queremos, tem que plantar, para depois colher.

      O que eu quis dizer que devemos escolher o caminho onde queremos chegar e usar o vento a nosso favor quando soprar para lá. E não navegar para onde ele sopra, que seria exatamente o título: Navegando com todos os ventos.

      Eu tbém comungo da sua opinião e não concordo com o filósofo.

      Por isso tbém deixei esse desafio para todas as leitoras que quiserem expressar o que elas pensam.

      Amei seu comentário.

      Não conhecia essa passagem bíblica de Eclesiastes. E deu-me uma bagagem ainda maior para fundamentar o meu discordar.

      Obrigada por dividir conosco e principalmente comigo sua sabedoria.

      Um gde beijo
      Bela

      Excluir
  2. Texto bíblico Eclesiastes 11:4,5,6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que este texto bíblico se refere ao comentário anterior.

      Obrigada amiga!

      Bjo
      Bela

      Excluir
  3. Navegar é preciso...e vamos que vamos.
    Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Navegar é preciso.

      E se não tiver vento, a gente rema, sem desistir, não é Ana Maria?

      Bom final de semana pra vc tbém.

      Bjo
      Isabela

      Excluir